quinta-feira, 7 de agosto de 2008

DESCOBRIR TESOUROS - DINÂMICA

Dinâmica 02
Participantes: alunos de todos os níveis de ensino e disciplinas, reuniões de pessoas em geral.
Material necessário: uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.
Disposição do ambiente: pode ser uma sala com cadeiras dispostas em fila indiana, ou todos os participantes em círculo.
Objetivo: Ajudar as pessoas a memorizarem os nomes uma das outras, conhecer-se melhor, quebrar o gelo inicial, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas, descobrir características positivas de cada um, para o crescimento, respeito e enriquecimento do grupo.
Metodologia aplicável:: O Professor deve fazer uma breve explanação sobre a dinâmica dizendo: - Mesmo trabalhando, estudando, reunindo-se, as pessoas não se conhecem bem e às vezes nem procuram se conhecer, apenas deduzem. Vamos então a partir dessa dinâmica, conhecer melhor nossos colegas e descobrir o que temos em comum. (Esta é uma oportunidade de quebrar o gelo num início de ano, de curso, de trabalho. Descobrindo detalhes e características positivas de seus companheiros). A partir da lista de descrições (questionário), cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna ao lado ou abaixo da pergunta.
Questionário:
1 - Alguém com a mesma cor de cabelos que os seus:
2- Alguém que viva numa casa sem fumantes:
3- Alguém que já tenha morado em alguma cidade grande:
4- Alguém cujo primeiro nome tenha mais de cinco letras:
5- Alguém que faça aniversário no mesmo mês que você:
6- Alguém que goste de dançar ou cantar:
7- Alguém que tenha a mesma idade que você:
8- Alguém que já tenha morado no sítio:
9- Alguém que tenha um animal de estimação. (Qual?
10- Alguém que ... (usar a criatividade)
Avaliação: Estipular um tempo, pedir que voltem a seus lugares e comentem um por vez, as suas descobertas positivas e surpresas. Perceber na partilha de cada um, se houve motivação e satisfação com o que foi descoberto no grupo.

Nenhum comentário: