quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O VALOR DE CADA UM - DINÂMICA

Dinâmica 01

Participantes: alunos de todos os níveis de ensino e disciplinas, reuniões de pessoas em geral.
Material necessário: papel manilha (papel de embalagem), lápis preto e de cor,tesoura.
Disposição do ambiente: Se possível, montar uma mesa na frente ou ao centro da sala, com as próprias carteiras, para a montagem do boneco, com as partes desenhadas nos grupos.
Objetivo: -discutir com a classe a importância de cada um, para o crescimento intelectual, harmônico.- Amadurecimento do grupo em suas opiniões e idéias, valorizando suas características próprias, e estabelecendo ações em conjunto.
Metodologia aplicável: divida os alunos em grupos de 5 a 10, cada grupo recebe uma folha de papel manilha(para embrulho) tamanho 50 cm², e afastados um grupo do outro, desenhar qualquer parte do corpo humano. Em seguida, os alunos se reúnem nessa mesa montada e montam um boneco a partir do que desenharam (provavelmente surgirão muitas mãos e pés, e nenhuma perna ou olho). O professor ou coordenador, deve dirigir o seguinte questionamento à classe:
1- Qual a semelhança ou a diferença entre o boneco que se montou e o próprio grupo?
2- Quando o grupo não tem: (olhos ou boca, perna, braço, pescoço...) o que acontece?
3- Quando o grupo tem demais: (boca, pernas, braços, mãos, olhos...) o que acontece?
4- Com o que podemos contribuir para melhorar o grupo?
Avaliação: Pedir para que cada grupo, construa uma parte do boneco (cabeça, tronco e membros, completando o boneco e focando a importância das partes, escrevendo ao lado as sugestões concretas, e afixar num painel. ( ou a critério do professor).

Nenhum comentário: