terça-feira, 19 de agosto de 2008

UM ALERTA DE UTILIDADE PARA TODOS (Texto)

A vida se faz caminhando. Cada passo dado deverá ser firme, decisivo e iluminado, para que quando alguém passar por esse caminho depois de você, deverá pensar “ Por aqui caminhou um anjo de luz.”
As pessoas que não têm inteligência social, não praticam a alteridade, não respeitam a individualidade do outro, agridem o próximo oralmente, chateiam, ou têm comportamentos de difícil convivência; são temas de estudos.
Segundo estudiosos em psicologia, pesquisa de campo e convivência em comunidade, chegou-se a conclusão de que pessoas que têm esse comportamento, são as que desde crianças foram criadas num ambiente de desprezo, hostilidade, não recebendo a devida atenção de seus pais e das pessoas que participaram da sua criação, portanto habituaram-se a isso.
Todo comportamento e costumes bons ou maus na vida, são adquiridos pelo hábito. Quem se habitua a viver em um ambiente de paz, não consegue viver em ambientes de guerra e opressão, quem habitua a se relacionar com educação e respeito, dificilmente terão atitudes que magoe ou denigra seu semelhante.
Você é aquilo que você vive. Toda pessoa com tendências ao desequilíbrio emocional e ao stress, geralmente tem comportamentos diversificados. São os ditos elétricos, os apressados, os competitivos, os insatisfeitos e os hostis. É fácil percebê-los, porque incomodam, irritam, como se diz, é difícil de ingerir. Pena que não percebem que são eles mesmos a sofrerem as consequências. Inclusive, dizem os estudiosos, que a hostilidade e o mau humor são fatores chaves na produção de taxas elevadas de mortalidade. Uma pessoa hostil produz quatro vezes mais adrenalina e quarenta vezes mais cortizol, que os ditos comuns. Essa mistura explode com facilidade! Pessoas assim têm sete vezes mais propensão à morte! Cuidado!!!

Nenhum comentário: