quarta-feira, 31 de outubro de 2012

VAMOS VIAJAR? - Dinâmica


Participantes: Alunos de todos os níveis de ensino e disciplinas, grupos de estudo, cursos e reuniões.

Ambiente - Sala de aula ou pátio.

Disposição do ambiente: Participantes sentados ou em pé, como queira.

Materiais utilizados: Não há.

Objetivos: Descontrair, usar a memória, o raciocínio, organizar o pensamento.

Metodologia aplicável: O Monitor dará início dizendo a seguinte frase: Eu vou viajar e vou levar...", e diz qualquer coisa que lhe ocorra como por exemplo: "..uma mala”. O seguinte participante à sua esquerda dirá então: "Eu vou viajar e vou levar a mala do...”, repete o nome do monitor, e continua dizendo " e também...", daí acrescente outro objeto a sua escolha como por exemplo: "... um perfume”. A dinâmica prossegue com cada um mencionando os itens e os respectivos donos de cada um que já tenha falado, e assim por diante até que alguém erre, daí o monitor deverá começar de novo a partir do que errou, até que todos participem. Durante a dinâmica uns descobrem o enigma logo, outros ficam curiosos, ...
Veja como ficaria o diálogo acima, de forma contínua:
Luiz (monitor): “Eu vou viajar e vou levar uma mala”.
Célia: “Eu vou viajar e vou levar a mala do Luiz e um perfume”.
Roque: “Eu vou viajar e vou levar a mala do Luiz o perfume da Célia e um par de meias”.
Lena: “Eu vou viajar e vou levar a mala do Luiz, o perfume da Célia, o par de meias da Lena e um boné ”...
A dinâmica pode ser aplicada de outras formas:
1 – Com inicial do nome:
O Monitor (Luiz), “Eu vou viajar e levar um livro (L de Luiz)
Célia: “Eu vou viajar e vou levar uma caneca.
Roque: “Eu vou viajar e vou levar um rádio.
Lena: “Eu vou viajar e vou levar um lápis.
2 – Qualquer coisa começada com a mesma letra. (qualquer letra do alfabeto)
3 - Comidas, bebidas, cosméticos...
Avaliação: Questionar os presentes sobre as suas reações quando descobriram o enigma, ou se não conseguiram descobrir.

Um comentário:

Unknown disse...

sempre gostei de participar desse tipo de dinâmica, tem vários valores a serem classificados, raciocínio, concentração, descoberta e aí vai.....