quinta-feira, 15 de março de 2012

Dinâmica – DESATAR OS NÓS

Participantes: alunos de todos os níveis de ensino e disciplinas, reuniões de pessoas em geral.
Ambiente - Sala livre ou pátio.

Disposição do ambiente: Participantes dispostos em círculo.
Objetivo: Trabalhar a socialização, a lateralidade, a organização, a ordem, a coordenação motora, a socialização, a agilidade; estabelecer limites;

Metodologia aplicável: O Monitor solicita aos participantes que façam um círculo de mãos dadas, colocando uma música suave. Pede então que cada pessoa observe bem quem está do seu lado direito e quem está do seu lado esquerdo, memorizando quem é esta pessoa, como está vestida, etc। Em seguida pede que todos soltem as mãos e caminhem pela sala de formas variadas:
· apressadamente (com fluidez, evitando obstáculos);
· lentamente e mudando de direção;
· de forma diferente da usual (seguindo o cotovelo, correndo atrás do pé, dando pulos, etc.
· criar outras formas.
O Monitor anuncia que ao desligar a música todos deverão permanecer parados no lugar onde estiverem. Ao sinal do Monitor todos os participantes localizam visualmente, quem estava à sua direita e a sua esquerda e sem sair do lugar darão as mãos novamente como no início da dinâmica. Se a pessoa estiver perto ou longe deverá dar a mão direita a quem estava a sua direita e esquerda a quem estava a sua esquerda. Para facilitar pede-se às pessoas que estão longe que levantem a sua mão direita. O monitor pega na mão de cada pessoa e a encaminha à que estava à sua direita, formando diversos nós na roda. (Claro que vai haver muitos entrelaçamentos, mas, é pertinente a dinâmica.
Quando todos estiverem de mãos dadas, lançar o seguinte desafio: "Vocês devem voltar à roda original, sem soltar as mãos."Neste momento, há um ligeiro tumulto e as pessoas ficam um pouco confusas. Geralmente, um do grupo começa a dar ideias e a roda confusa começa a se desfazer. O exercício termina quando todos estiverem voltados para dentro da roda, sem nós.

Avaliação - Abrir para comentários sobre a experiência vivida, questionando quais as dificuldades para desatar os nós.
Fazer os seguintes questionamentos:
- Qual a sensação de voltar a normalidade, depois de estar enleado?
- O que é necessário para solucionar os problemas diários, que surgem na nossa vida?

Nenhum comentário: