quarta-feira, 22 de outubro de 2008

OS VALORES AINDA PERDURAM - Dinâmica

Dinâmica 04
Ouve-se muito dizer que os valores acabaram-se. Pela experiência de vida e pela experiência em sala de aula, posso afirmar que os valores não acabaram-se, mas, sim mudaram-se no conceito de nossas crianças e jovens.
O que era questão de moral para muitos em épocas passadas, hoje já não é tão importante para outros.
Daí a vantagem de aplicar essa dinâmica, para detectar quais os valores que ainda perduram nos pensamentos e nas ações de nossos educandos.
Participantes: alunos de todos os níveis de ensino e disciplinas.
Material necessário: papel sulfite, caneta.
Disposição do ambiente: sala de aula normal.
Objetivo:Fazer uma sondagem de como a classe em geral pensa e age com respeito aos valores vigentes, para poder ajudá-la em sua formação. Também discutir e trabalhar valores que a sociedade entende como essenciais para auxiliar esse educando, na construção da sua cidadania.
Metodologia aplicável:Pedir aos participantes que escrevam no papel, três coisas que acham significantes e importantes em suas vidas. Em seguida convide dois participantes para auxiliarem o monitor. Cada participante, a começar dos dois que estão à frente, irão dizendo o que escreveram e o monitor irá registrando no quadro de giz. Quando há palavras repetidas assinalar à frente dessa palavra. Ao terminar, contar as vezes que a palavra apareceu e fazer a soma final. Por último, classificar as palavras que mais apareceram, 1º ao 3º lugar.
Avaliação:Se as palavras que mais apareceram foram de ordem vital para a sobrevivência, como: família, Deus, amor, saúde, etc, fazer elogios, parabenizando-os pelo prazer de conviver com esses protagonistas, que com certeza nos dão hoje a esperança de que ainda poderemos viver dias felizes em um mundo melhor.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

TUDO DE BOM (Texto)

Só é feliz quem chega ao ponto de perceber e compreender o valor das coisas boas e importantes: o amor, a amizade, a admiração, o respeito, a gratidão, a solidariedade, o perdão.
É nessas pequenas coisas que encontra-se a essência da vida.
É com a dimensão desse conhecimento que atinge-se a felicidade.
Muito mais feliz é aquele que conquista o próximo com o olhar, transmitindo-lhe seus sentimentos em um sorriso, apaziguando o ambiente com palavras de paz, quando há um clima de discórdia.
Feliz aquele que sabe ouvir, sabe falar e acolher o outro com equilíbrio, paciência e humildade. Esses são indícios de quem chegou à maturidade.
É muito feliz quem sabe admirar! Esse gesto é próprio das pessoas de coração grande, sem inveja, inteligentes, solidárias.
A felicidade pertence às pessoas que sabem perdoar, respeitar, agradecer e amar.
Têm direito à felicidade, aqueles que além de conquistarem a amizade, à preservam, tentando acompanhá-la e percorrer o destino e a jornada juntos, por onde caminham. Esses protagonistas com certeza, têm a plena consciência de que são responsáveis pelo que cativam.
A amizade sincera, tem efeito de regenerar as feridas do coração e da alma, de dar segurança na tormenta diária, de aconselhar na incerteza das decisões, de saber admirar as pequenas coisas na simplicidade da ação.