terça-feira, 19 de agosto de 2008

COMO É INTERESSANTE A AMIZADE! (Texto)

Muitas pessoas entram e saem da nossa vida, sem deixar explicação!
Restando às vezes, somente as pegadas em nosso coração!
Você já notou esse detalhe?
Os estranhos podem até tecer comentários sobre nós, construtivo ou destrutivo, isso nos afeta pouco, mas o que um amigo diz sobre nós, pesa muito, ainda mais se for um comentário negativo.
Outra coisa impressionante é; se estamos em uma roda de amigos e o assunto abordado no momento se referir a um outro amigo, nós usamos o coração para interpretar, quando o assunto se refere a nós, interpretamos com a razão (somos muito severos conoscos mesmos) se é um elogio temos dificuldade em aceitar; se for uma crítica ficamos machucados.
Pensando nisso, não podemos nos esquecer do cuidado ao tratar nossos entes queridos (pais, filhos, esposo(a), pois são eles que nos amam, e por incrível que pareça são eles, os que mais machucamos com o nosso estresse diário.
Aos estranhos muitas vezes, temos constrangimentos em discordar, aos de casa, temos hábitos em contrariar. Vamos rever nossas atitudes, perante os que amamos!!!

UM ALERTA DE UTILIDADE PARA TODOS (Texto)

A vida se faz caminhando. Cada passo dado deverá ser firme, decisivo e iluminado, para que quando alguém passar por esse caminho depois de você, deverá pensar “ Por aqui caminhou um anjo de luz.”
As pessoas que não têm inteligência social, não praticam a alteridade, não respeitam a individualidade do outro, agridem o próximo oralmente, chateiam, ou têm comportamentos de difícil convivência; são temas de estudos.
Segundo estudiosos em psicologia, pesquisa de campo e convivência em comunidade, chegou-se a conclusão de que pessoas que têm esse comportamento, são as que desde crianças foram criadas num ambiente de desprezo, hostilidade, não recebendo a devida atenção de seus pais e das pessoas que participaram da sua criação, portanto habituaram-se a isso.
Todo comportamento e costumes bons ou maus na vida, são adquiridos pelo hábito. Quem se habitua a viver em um ambiente de paz, não consegue viver em ambientes de guerra e opressão, quem habitua a se relacionar com educação e respeito, dificilmente terão atitudes que magoe ou denigra seu semelhante.
Você é aquilo que você vive. Toda pessoa com tendências ao desequilíbrio emocional e ao stress, geralmente tem comportamentos diversificados. São os ditos elétricos, os apressados, os competitivos, os insatisfeitos e os hostis. É fácil percebê-los, porque incomodam, irritam, como se diz, é difícil de ingerir. Pena que não percebem que são eles mesmos a sofrerem as consequências. Inclusive, dizem os estudiosos, que a hostilidade e o mau humor são fatores chaves na produção de taxas elevadas de mortalidade. Uma pessoa hostil produz quatro vezes mais adrenalina e quarenta vezes mais cortizol, que os ditos comuns. Essa mistura explode com facilidade! Pessoas assim têm sete vezes mais propensão à morte! Cuidado!!!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

DESCOBRIR TESOUROS - DINÂMICA

Dinâmica 02
Participantes: alunos de todos os níveis de ensino e disciplinas, reuniões de pessoas em geral.
Material necessário: uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.
Disposição do ambiente: pode ser uma sala com cadeiras dispostas em fila indiana, ou todos os participantes em círculo.
Objetivo: Ajudar as pessoas a memorizarem os nomes uma das outras, conhecer-se melhor, quebrar o gelo inicial, desinibir, facilitar a identificação entre pessoas parecidas, descobrir características positivas de cada um, para o crescimento, respeito e enriquecimento do grupo.
Metodologia aplicável:: O Professor deve fazer uma breve explanação sobre a dinâmica dizendo: - Mesmo trabalhando, estudando, reunindo-se, as pessoas não se conhecem bem e às vezes nem procuram se conhecer, apenas deduzem. Vamos então a partir dessa dinâmica, conhecer melhor nossos colegas e descobrir o que temos em comum. (Esta é uma oportunidade de quebrar o gelo num início de ano, de curso, de trabalho. Descobrindo detalhes e características positivas de seus companheiros). A partir da lista de descrições (questionário), cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na lacuna ao lado ou abaixo da pergunta.
Questionário:
1 - Alguém com a mesma cor de cabelos que os seus:
2- Alguém que viva numa casa sem fumantes:
3- Alguém que já tenha morado em alguma cidade grande:
4- Alguém cujo primeiro nome tenha mais de cinco letras:
5- Alguém que faça aniversário no mesmo mês que você:
6- Alguém que goste de dançar ou cantar:
7- Alguém que tenha a mesma idade que você:
8- Alguém que já tenha morado no sítio:
9- Alguém que tenha um animal de estimação. (Qual?
10- Alguém que ... (usar a criatividade)
Avaliação: Estipular um tempo, pedir que voltem a seus lugares e comentem um por vez, as suas descobertas positivas e surpresas. Perceber na partilha de cada um, se houve motivação e satisfação com o que foi descoberto no grupo.

O VALOR DE CADA UM - DINÂMICA

Dinâmica 01

Participantes: alunos de todos os níveis de ensino e disciplinas, reuniões de pessoas em geral.
Material necessário: papel manilha (papel de embalagem), lápis preto e de cor,tesoura.
Disposição do ambiente: Se possível, montar uma mesa na frente ou ao centro da sala, com as próprias carteiras, para a montagem do boneco, com as partes desenhadas nos grupos.
Objetivo: -discutir com a classe a importância de cada um, para o crescimento intelectual, harmônico.- Amadurecimento do grupo em suas opiniões e idéias, valorizando suas características próprias, e estabelecendo ações em conjunto.
Metodologia aplicável: divida os alunos em grupos de 5 a 10, cada grupo recebe uma folha de papel manilha(para embrulho) tamanho 50 cm², e afastados um grupo do outro, desenhar qualquer parte do corpo humano. Em seguida, os alunos se reúnem nessa mesa montada e montam um boneco a partir do que desenharam (provavelmente surgirão muitas mãos e pés, e nenhuma perna ou olho). O professor ou coordenador, deve dirigir o seguinte questionamento à classe:
1- Qual a semelhança ou a diferença entre o boneco que se montou e o próprio grupo?
2- Quando o grupo não tem: (olhos ou boca, perna, braço, pescoço...) o que acontece?
3- Quando o grupo tem demais: (boca, pernas, braços, mãos, olhos...) o que acontece?
4- Com o que podemos contribuir para melhorar o grupo?
Avaliação: Pedir para que cada grupo, construa uma parte do boneco (cabeça, tronco e membros, completando o boneco e focando a importância das partes, escrevendo ao lado as sugestões concretas, e afixar num painel. ( ou a critério do professor).

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

COMO DAR LIMITES AOS FILHOS (texto)

O primordial é dar aos filhos; amor, segurança( firmeza nas decisões), uma religião( não importa qual), um pouco do seu tempo e principalmente criar o hábito de dialogar com eles desde pequenos. Coloque-o sobre os seus joelhos, olhe firme e com amor nos seus olhos, e comece a falar, principalmente se ele estiver fazendo birra ou alguma coisa errada e está precisando de correção.
É necessário também, que os pais compartilhem com os seus filhos a realidade vivida dentro do lar, exponham a situação e peçam a opinião deles, criando juntos estratégias que possam solucionar os maiores problemas existentes. Sabemos que é muito difícil dialogar com os filhos, mas, criando esse hábito, os próprios filhos vêem a necessidade de dialogar, pois começam logo, a perceber que é através dessa dinâmica, que pode se chegar à uma convivência fraterna e feliz com mais facilidade e êxito. Por esse motivo pais, nunca desistam da tentativa de dialogar com seus filhos, vale a pena, pois, diante de muitos estudos e pesquisas de campo, creio que é essa a alternativa mais viável, para implantar o limite aos seus filhos, cujo teor será benéfico à sua formação pessoal, preparando-os para um futuro mais promissor.